As minhas compras
O seu cesto está vazio.
Adicione produtos ao seu cesto.
Os meus favoritos
Não perca os seus favoritos!
para guardá-los e gerir diferentes listas.
(0 artigos)
A lista de produtos favoritos está vazia.
Adicione produtos aos seus favoritos.
Manuel M. C. Aguiar

Manuel Maria Carvalho Aguiar nasceu em 13 de maio de 1949 na freguesia das Lajes, Ilha Terceira, Açores.

Aos catorze anos dava os primeiros passos teatrais no Seminário Padre Damião que frequentou até 1969, na Vila da Praia da Vitória.

O teatro “virou” uma paixão que atravessou toda a sua vida. Uma paixão que se mantém viva e se recomenda! No liceu de Angra do Heroísmo completou o ensino secundário e continuou a fazer teatro. Posteriormente fez o Magistério Primário e licenciou-se em História, tendo exercido o seu mister de professor entre 1973 e 2009.

Promoveu a primeira geminação entre esco- las dos Açores e da Madeira – a da Horta e a de Machico – bem como o primeiro concurso de Poesia Juvenil que reuniu alunos do segundo ciclo do Ensino Básico das nove ilhas dos Açores. Os poemas foram publicados numa coletânea sob o sugestivo título “Se o Mundo fosse como eu penso”. Deu também à estampa outros seis livros, com histórias escritas pelos seus alunos.

Como ator interpretou papéis nas peças: “Mar” de Miguel Torga, “Os Malefícios do

Tabaco” de Anton Tchekhov, na série televisiva “Mau Tempo no Canal”, na telenovela “A Filha do Mar”, no filme “Olhar para Cima”, no teatro radiofónico “O Rapto das Sabinas”, nos programas televisivos “Clube dos Amigos do Mar”, “Animação com Necas e Pirolito”, “A Branca de Neve e os 40 Ladrões”, no Grupo Infantil “Um, Dois, Três, Quatro, Circo”. Escreveu, criou e encenou “As Diabruras da Lelé”, “O Menino Manecas” e quatro peças no Clube de Teatro “O Mundo da Fantasia”.

Integrou o Grupo de Teatro “Carrossel”, tendo atuado em todas as suas peças até 2008, organizou três festivais de teatro jovem, e realizou cerca de três centenas de atuações em oito ilhas açorianas e no continente português, de norte a sul, algumas delas transmitidas na RTP Açores e RTP Internacional. Dedicou-se ainda ao teatro sénior: foi o primeiro encenador da “Oficina de Teatro” da -Universidade Sénior da Ilha do Faial, pro- -moveu o primeiro festival de teatro sénior com a participação de seis universidades e dirige, desde o ano letivo 2014/2015, a “Oficina de Teatro” da Universidade Sénior de São Francisco, em Alcochete, sendo res- -ponsável pela criação de textos, encenação e direção de atores.

Na Casa do Povo de Alcochete escreveu e encenou a peça “Ilusões”, que atuou no seu espaço e nas ilhas do Faial e Pico.
Como dramaturgo escreveu dezasseis peças, oito publicadas e treze encenadas.

Publicações do autor
Ingratos
Favorito
Ingratos
Manuel M. C. Aguiar
13,00
Pague de forma seguraPague de forma segura:
Receba em primeira mão
As nossas ofertas e novidades literárias