As minhas compras
O seu cesto está vazio.
Adicione produtos ao seu cesto.
Os meus favoritos
Não perca os seus favoritos!
para guardá-los e gerir diferentes listas.
(0 artigos)
A lista de produtos favoritos está vazia.
Adicione produtos aos seus favoritos.
Fernando Barral

É preciso olhar o circo e é preciso olhar o mal. São premissas da maturidade que me afloram e vêm à consciência aqui, neste Portugal. O mal e o circo são coisas diferentes.

O mal é amargo e doloroso. Ele é o outro lado da moeda. Ele é a noite e é a sombra. Ele nos arrebata e nos faz chorar. É preciso olhar o mal, ter nervos para isso. É necessária arte e união, visto posto que não se olha o mal nos olhos, como policiais ou sacerdotes, mas a nós cidadãos comuns nos cabe estarmos atentos e nos defendermos – nem que seja do mal em nós mesmos.

O mal apaga as luzes. O mal é um conceito imortal, assim como o bem. É nessa toada que gira o mundo, que gira a sapiência e o poder. Agora, há mais. Há os pobrezinhos e há o circo. O circo será eterno? Provavelmente. Provavelmente os pobrezinhos só encontrarão satisfação na sua migalha de contorcionista, de anões, de leões e domadores, de palhaços, enfim, do riso e do espetáculo. Este é o seu encontro com a realidade, sua potência satisfeita. E em todos nós cabe o circo. Todos nós olhamos para cima e nos perguntamos – e agora? E agora? Cabe ao mágico e ao MC (Mestre de Cerimônias) estas questões.

Mas o bem e o mal cruzam e atravessam a canção do circo. E alimentam-se dele. O sonho e o pesadelo é o que nos cabe como seres pulsantes e vertebrados. O sonho e o pesadelo transcendem e alimentam a tudo isto, fazendo com que o mundo gire sem modéstia e a verdade se transfigure até estar em paz.

Cabe aos líderes, como seres produtivos – maquiavélicos ou não – dialogar com essas forças e contextualizá-las. Isto posto, porque no fundo, no fundo, creio eu, os pobres de espírito e de recursos querem pouco mais, a não ser serem ouvidos. É isso. A fonte do suplício e do desespero existencial.

O mal não é surdo. Mas há mal que nunca se acabe?

Publicações do autor
Psicologia para Líderes de Visão
Favorito
Psicologia para Líderes de Visão
Fernando Barral
13,00
Pague de forma seguraPague de forma segura:
Receba em primeira mão
As nossas ofertas e novidades literárias